PGRS

Instituições Públicas e Privadas

Para Sua Empresa

Contamos com uma equipe especializada na elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que se baseiam no tripé da sustentabilidade para auxiliar as empresas nacionais e internacionais a atingir as metas estabelecidas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, visando sempre organizar e minimizar a geração, segregação, transporte interno, acondicionamento, transporte externo e destinação final dos resíduos gerados em todas as atividades industriais, comerciais, administrativas e afins.

Para cumprir a Política Nacional dos Resíduos Sólidos, diversas empresas terão que se adequar à legislação através do PGRS – demonstrando sua capacidade em dar destino ambientalmente adequado aos resíduos gerados em todos os seus processos, sejam eles administrativos, produção em linha ou de uso diário básico.

Quem precisa elaborar um PGRS?

  • Geradores de resíduos dos serviços públicos de saneamento básico, exceto os resíduos sólidos urbanos domiciliares e de limpeza urbana, originários da varrição, limpeza de logradouros e vias públicas e outros serviços de limpeza urbana.
  • Nessa categoria são consideradas as empresas de tratamento de água e esgoto, drenagem de água pluvial, as prefeituras que prestam os serviços públicos de saneamento básico por conta própria, entre outros.
  • Geradores de resíduos industriais: se aplica a toda e qualquer indústria no país. Desde a indústria alimentícia, automobilística, de equipamentos eletrônicos, as serrarias, entre outras.
  • Geradores de resíduos de serviços de saúde: os resíduos desta categoria de geradores são originados principalmente em hospitais, clínicas, consultórios, mas também na indústria farmacêutica.
  • Geradores de resíduos da construção civil: as empresas de construção, de reformas, reparos e demolições de obras de construção civil, incluídos os resultantes da preparação e escavação de terrenos para obras civis.
  • Geradores de resíduos perigosos, ou caracterizados como não perigosos, por sua natureza, composição ou volume;
  • Geradores de resíduos de serviços de transporte: neste grupo entram as empresas de transporte originários de portos, aeroportos, terminais alfandegários, rodoviários e ferroviários e passagens de fronteira.
  • Geradores de resíduos das atividades agropecuárias e silviculturas, incluídos os relacionados a insumos utilizados nessas atividades: as empresas pertencentes a essa categoria são: frigoríficos, matadouros, abatedouros, açougues, indústria de processamento de produtos agrícolas como arroz, mandioca, milho, soja, feijão, etc.

Para Sua Cidade

Em parceria com o seu município, podemos atingir um maior grau de assertividade quanto à elaboração do Plano de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos - PGIRS, fazendo atividades voltados à conscientização da comunidade total do município, incumbindo cada participante a assumir sua parte na Responsabilidade Compartilhada, podendo esta ser através de incentivos municipais e medidas administrativas.

Auxiliamos às cidades a encontrar o seu ponto de equilíbrio para que toda a comunidade se sinta protagonista do futuro para juntos alcançarmos a sustentabilidade. Com uma dinâmica integrada desde a coleta dos dados para a elaboração do plano, desde a entrega do mesmo, buscamos transformar a realidade na relação lixo x resíduo. É necessário lembrar além da questão da legislação, onde obriga às cidades a elaborar o PGIRS e a dar o destino adequado ao resíduo, a comunidade é parte fundamental para atingir o mais alto grau de satisfação em relação ao Plano, e nós, como representantes do 3º Setor, assumimos nossa posição de fazer partes justas para ambos, sem excluir as partes menos favorecidas.
O passo mais importante para a que estes planos funcionem, é a comunicação!

Fale conosco, vamos juntos construir um futuro melhor!