Fórum

Uma oportunidade de interação e discussão entre gestores, acadêmicos e especialistas na área socioambiental

O Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade é uma oportunidade de interação e discussão entre gestores, acadêmicos e especialistas na área socioambiental. O evento traz discussões e mostra cases de sucesso de empresas que praticam a sustentabilidade em seu cotidiano.

A Quinta Edição do Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade será realizada em 14 de março de 2019, no Centro de Eventos FIEP, em Curitiba (PR). Pela primeira vez na capital da sustentabilidade, o tema abordado nessa edição será Empreendedorismo Sustentável – Inovação, Tecnologia e Liderança.

5° Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade

A 5a. Edição do Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade foi realizada em 14 de março de 2019, no Centro de Eventos FIEP, em Curitiba (PR). Pela primeira vez na capital da sustentabilidade, o tema abordado na edição foi Empreendedorismo Sustentável – Inovação, Tecnologia e Liderança

Palestrantes

Gustavo Fructuozo

Gustavo Fructuozo Loiola é mestre em Sustentabilidade e Governança Corporativa pelo Isae/FGV, especialista em Administração e Negócios Internacionais pela Uninter e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Paraná.

Andre Maciel Pelanda, Ms

Mestre em sustentabilidade, professor universitário no Centro Universitário Internacional UNINTER; pesquisador e autor de duas obras. Área de estudo: aves rapinantes e práticas de sustentabilidade. Entre artigos e periódicos publicou mais de 25.

Irene Hoffelder Vioti

Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela FCE/UNAM – Universidade Nacional de Missiones na Argentina, Especialista em Marketing e Marketing Internacional e MBA em Gestão Empresarial Team Leadership. Mais de 20 anos como profissional de Marketing e Gestão empresarial e 18 anos em consultoria e capacitações nas áreas de: Sustentabilidade, Inovação e Planejamento Estratégico.

Rodrigo Berté - Ph.D

Diretor acadêmico do Centro Universitário Internacional UNINTER. Ph.D em educação e ciências ambientais – UNIVERSIDADE COMPLUTENSE DE MADRI E UNED – ESPANHA. Aluno do pós doutorado da Faculdade de Medicina da Santa Casa – SP em Neurociências e doenças degenerativas. Coordenador técnico a 20 anos do projeto ecológico cinturão verde na Petrobras Transporte e autor de 17 livros e mais de 167 artigos em revistas científicas e periódicos.

José Railton Souza de Lima

Presidente do Núcleo Ambiental Railton Faz, José Railton é inventor e engenheiro mecânico, com 25 patentes registradas e tecnologias espalhadas ao redor do mundo. Em 2015 foi agraciado com a outorga Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil, mais alta deferência da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU. Em 2014, na União Europeia recebeu o 2º. Prêmio de Inovação Tecnológica com o invento Gerador de Energia Elétrica. Em 2013 recebeu Prêmio Europeu de Energia Renovável Processamento de Biomassa e também em 2013 o Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa BR 2013 em São Paulo.

Heitor Righeto Takaki

Engenheiro civil, mestre em estrutura de concreto, MBA em gerenciamento de projetos pelo FGV, MBA Executivo pela Universidade da Califórnia de Irvine – EUA, pós graduado em gestão de projetos pela Universidad Austral da Argentina e pós graduado no APG da Aman Key. Mais de 26 anos de experiência em gestão de projetos de grande porte no Brasil e na América Latina. Nos últimos 5 anos está como CEO da Usiminas Mecânica, a maior empresa de bens de capital do Brasil e da América Latina.

Jônathas Malaguth Costa

Engenheiro Sanitarista e Ambiental, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e graduando em Engenharia Civil. Na Base de Hidrografia da Marinha em Niterói – BHMN, como Primeiro-Tenente (RM2-EN) atuo na função de Assessor de Meio Ambiente, desenvolvendo todas ações referentes ao Sistema de Gestão Ambiental da Base e no apoio Ambiental as Organizações Militares do Complexo Naval da Ponta da Armação. Como Analista Ambiental da Fundação Israel Pinheiro trabalhei no desenvolvimento de atividades do Programa Minas sem lixões através do termo de parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente-Feam, no período de 2009 à 2014. Na Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, atuei como professor dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil, no período de 2011 à 2014.

Luciano Gasparini

Graduado em Biologia, com especialização em Fisiologia Vegetal, a 20 anos se dedica ao segmento agrícola nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos em países da América latina, Europa e Ásia. Atualmente atua como CEO da empresa Aqua do Brasil oferecendo produtos e soluções agrícolas de baixo impacto ambiental para a agricultura mundial.

Filipe Miguel Cassapo

Gerente de Inovação e Diretor do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica do Sistema Federação das Indústria do Estado do Paraná. É Presidente do Comitê de Inovação, Tecnologia e Startups da Câmara de Comercio Estados-Unidos-Brasil, AMCHAM, em Curitiba, e foi Diretor eleito na ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras de 2012 a 2018. Atuou como Diretor da Faculdade Senai Curitiba. Foi líder do Processo de Gestão do Conhecimento da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade. Foi Gerente de Gestão do Conhecimento da Votorantim Industrial, e Gerente de Tecnologia da Informação na Siemens, onde foi responsável pelo tema Gestão do Conhecimento e da Informação para a Região MERCOSUL.

Fotos do 5º Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade

Clique nas imagens para ampliar

Patrocínio

Apoio

Edições Anteriores

Veja as imagens das principais edições anteriores do Prêmio Socioambiental.