Semana Mundial do Meio Ambiente. A Semana Nacional do Meio Ambiente começa em 1 de junho e vai até 5 de junho, quando se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº86.028, de 27 de maio de 1981, a semana do Meio Ambiente.

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU.

A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

O Instituto Internacional Chico Mendes, firme com compromisso no desenvolvimento de ações que valem a vida, incentiva, promove e dissemina boas ações de cunho socioambiental que visa sempre o cuidado maior com nosso planeta e todos os seres que habitam.

“O homem destrói a natureza na justificativa de sobreviver; a natureza luta para sobreviver para garantir a sobrevivência do homem.”
“A natureza pode suprir todas as necessidades do homem, menos a sua ganância.” (Gandhi)

Instituto Internacional Chico Mendes
Promovendo ações que valem a vida !

Terra, planeta água! A música escrita por Guilherme Arantes é uma das melhores definições para o que a água representa. A Terra é feita de água em todos os menores detalhes. Seja para o consumo de homens e animais, ou composição química, este é o principal componente e sem ele não haveria vida em nosso planeta.

Para ter uma breve noção de como a água é essencial para nós, cerca de 70% do planeta é formado por esta substância composta de H20. Todos os seres vivos sobre a Terra necessitam de água, porém, apenas 4% de todo esse recurso é próprio para o consumo. E dessa pequena parcela de água doce, cerca de 98% está embaixo da terra, nos lençóis freáticos.

Nosso Instituto está 100% comprometido com atitudes e ações imediatas que levam a Preservação, conservação e acima de tudo conscientização do consumo responsável da água , esse liquido vital para todas as espécies do Planeta

Instituto Internacional Chico Mendes.
Promovendo ações que valem a vida !

ENERGIA LIMPA

Você sabia que a radiação solar que atinge a Terra durante um dia é capaz de alimentar o consumo elétrico do Planeta por um ano inteiro? Com maior potencial de geração de energia do que todas as demais fontes juntas, as soluções solares estão em crescimento em todo o mundo, incluindo o Brasil. Além da capacidade de geração estrondosa, outro apelo fortíssimo das soluções fotovoltaicas é a sustentabilidade. Afinal, em meio ao efeito estufa e aos impactos negativos dos combustíveis fósseis, o Sol é uma fonte de energia limpa e renovável.

Energia solar no Brasil

A projeção divulgada no início do ano pela Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica) foi de que o Brasil deveria ter um salto de 44% na capacidade instalada de energia solar em 2019. O ano ainda não acabou para podermos confirmar se o salto foi alcançado ou até superado. Ainda assim, é inegável o avanço das soluções fotovoltaicas.

Nosso Instituto além de apoiar essas sustentáveis demandas, possui ainda em seu portfolio de clientes e parceiros que ja disseminam essa prática, aplicando seus produtos, como painéis fotovoltaicos em todo território Nacional.

Instituto Internacional Chico Mendes
Promovendo ações que valem a vida

 

A Biodiversidade é a variabilidade de espécies da fauna, flora, micro-organismos e ecossistemas de um determinado local. Consiste portanto, na variedade genética de organismos vivos, de espécies da fauna e da flora, de habitats, ecossistemas, entre outros elementos que constituem a vida.

O Brasil é o país que abriga a maior biodiversidade do mundo, estima-se que em território nacional estejam de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta. Com mais de 50 mil espécies de árvores e arbustos, ocupa o primeiro lugar em biodiversidade vegetal. Nenhum outro país tem tantas variedades de orquídeas e palmeiras catalogadas. Sua flora é composta por aproximadamente 50 mil espécies diferentes, sendo que: os mamíferos totalizam 530; anfíbios, 517; aves, 1.677 espécies; os répteis somam 468; além de 1,5 milhão de insetos. Entretanto, esses dados podem ser ainda maiores, pois existem milhares de espécies ainda não catalogadas no país.

O Instituto Internacional Chico Mendes está localizado no grande complexo Estrada da Graciosa, onde encontra-se um ‘bioecossitema” riquíssimo em espécies de aves, animais Silvestres, além de fauna e flora ainda intocáveis.

Somos privilegiados por estarmos situados na região de Quatro Barras, considerada a Suíça Brasileira, muito em função de sua peculiar arquitetura, mas principalmente pelo clima e sua vastíssima biodiversidade natural.

Estão todos convidados para um cafezinho e conhecer nossa sede!

Instituto Internacional Chico Mendes
Promovendo ações que valem a vida !

CONSCIÊNCIA AMBIENTAL & SUSTENTABILIDADE

É o respeito mútuo e singular com nosso meio ambiente;

É a pluralidade de um “biotecnoecossistema” complexo e conectivo;

É a raiz, o caule, as folhas e os frutos das espécies, trazendo não apenas carga genética, mas o conhecimento adquirido através dessa magnífica evolução;

É a simbiose que a raça humana no auge de seu egocentrismo desaprendeu a respeitar.

É a retomada da consciência de que nossos recursos são finitos e que precisamos, urgentemente, redefinir nosso modelo de consumo.

Trecho do Artigo:

Sustentabilidade não é apenas um tema, um modismo. 

Texto Por: Karina Bruno Karina estrategista social, palestrante, educadora, conferencista, organizadora de eventos e produções, superintendente e membro integrante do corpo Diretor do Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental Chico Mendes INPRA Fundadora e idealizadora da Consultoria Sustentabilidade Ideal.