Bem-vindo ao Instituto Socioambiental Chico Mendes! Faça uma ligação: (41) 3672 3681 / (41) 3672 3106 ou envie um e-mail: operacional@institutochicomendes.org.br

PROJETO LOGÍSTICA REVERSA DE MEDIDORES DE ENERGIA OBSOLETOS

A Boa Vista Energia S/A é prestadora do serviço público de distribuição de energia elétrica no município de Boa Vista, conforme Portaria MME 425/2016, sendo responsável pelo atendimento à população urbana e rural do município. Uma empresa de economia mista, da administração indireta do Governo Federal que integra o grupo de quinze empresas que compõem o Sistema Eletrobras. Criada em 23 de dezembro de 1997, dentro do Programa de Desestatização do Governo Federal e iniciou suas atividades como Empresa independente em 4 de fevereiro de 1998, por meio da Resolução nº 17 da Aneel. A partir de março de 2010, com o Plano de Transformação do Sistema Eletrobras, foi definida e implantada uma nova arquitetura de marca para as empresas que compõem o Sistema Eletrobras. Nesse contexto, como participante desse Sistema, a Boa Vista Energia S/A com a nova arquitetura e marca construída, passou a se chamar Eletrobras Distribuição Roraima – EDRR, ficando sob a gestão da Holding Eletrobras. Nesse mesmo período, a Holding criou uma estrutura organizacional específica denominada Diretoria de Distribuição, constituída de um único corpo de Diretores para gerir os negócios e operações das Empresas de Distribuição da Eletrobras, sendo o Conselho de Administração reestruturado e os estatutos reformulados para esta adequação. Assim, as atividades de distribuição foram reunidas para garantir um tratamento único e a possibilidade de sinergia entre as distribuidoras. Com foco na gestão centralizada, iniciou – se ainda em 2010, os estudos necessários para o processo de transferência acionária da Boa Vista Energia S/A, estudos estes, concluídos em fev/2013 com a assinatura do aditivo do Contrato de Concessão nº 021/2001, passando a ser uma subsidiária integral da Eletrobras, se desvinculando societariamente da Eletronorte. Em junho de 2014 foi aprovada uma nova modelagem de funcionamento da alta administração da Empresa, passando a atuar com um diretor-presidente local, com diretorias corporativas, sob a coordenação do Diretor de Distribuição da Eletrobras. Sendo a empresa que atua na transmissão, distribuição e comercialização de energia elétrica para atender o município de Boa Vista, e responsável pelo atendimento do interior do Estado a partir de 01 de Janeiro de 2017.

 

CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

Nome do Projeto: Logística Reversa de Medidores de Energia Obsoletos – Descarte Sustentável e Ambientalmente Seguro de Resíduos Sólidos Público alvo: Catador de Recicláveis Linha de ação: Educação, cultura, saúde e bem estar, educação ambiental, , energia, resíduos. Início do Projeto: 03/2013 Término: 12/2016 Local e Abrangência: Boa Vista – RR De acordo com as informações prestadas no questionário de avaliação do PROCERT, o Projeto “Logística Reversa de Medidores de Energia Obsoletos – Descarte Sustentável e Ambientalmente Seguro de Resíduos Sólidos” tem como missão aplicar melhores práticas, adotando medidas de mitigação de impactos socioambientais decorrente da implantação do “Projeto Substituição de Medidores Obsoletos da Subcomponente 1.2 – Implementação de Infraestrutura de Medição Avançada do Projeto Energia +”. O público alvo é composto por catadores de recicláveis localizados no município de Boa Vista-RR. Para a realização do projeto foi realizado um diagnóstico inicial para verificar as empresas recicladoras se interessariam em participar do leilão tendo em vista a empresa ficar no extremo Norte do País. A partir disso foi montado o Termo de Referência baseado na experiência dessas empresas. Posteriormente as empresas se inscreveram em edital e adquiriram o material por leilão. Os resultados do projeto garantiram a correta destinação dos resíduos e reciclagem, evitando que os mesmos fossem para aterros ou incineração.

Tags: ,
WhatsApp chat