Bem-vindo ao Instituto Socioambiental Chico Mendes! Faça uma ligação: (41) 3672 3681 / (41) 3672 3106 ou envie um e-mail: operacional@institutochicomendes.org.br

Marinha do Brasil – Certificação Selo Verde

[yotuwp type=”videos” id=”s2n5tHd6_04″ player=”cc_load_policy=0&iv_load_policy=3″]

A Base de Hidrografia da Marinha em Niterói foi atribuída não só atividades administrativas de apoio às Organizações Militares da Ponta da Armação, mas principalmente as ligadas à impressão de documentos cartográficos e de auxílio à navegação.

 

A BASE DE HIDROGRAFIA DA MARINHA EM NITERÓI atua como Organização Militar Prestadora de Serviços Especiais (OMPS-E). Mantém equipamentos eletrônicos, de comunicação e sinalização náutica ao longo da costa brasileira para a execução de reparos de 1º. e 2º. escalões do material técnico da linha de fornecimento da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), e para executar serviços de impressão e de distribuição de documentos cartográficos e de auxílio à navegação.

À BHMN cabe a gerência do material técnico da área de competência da DHN.

AÇÕES SOCIOAMBIENTAIS E PREMIAÇÕES  Projeto de Recomposição Florestal Em meio as diversas ações realizadas pela BHMN citamos o Projeto de Recomposição Florestal que teve o plantio de 600 (Seiscentas) mudas de espécies de essência nativa do Bioma Mata Atlântica com porte mínimo de 0,4 m, implantado na área de 2.400 m², situada na Base de Hidrografia da Marinha, localizada no Morro da Armação, bairro da Ponta da Areia, Niterói, Rio de Janeiro.

Palestra sobre Educação Ambiental – 4º Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade. CASE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE DE HIDROGRAFIA DA MARINHA EM NITERÓI – BHMN Em março de 2018 o Senhor JÔNATHAS MALAGUTH COSTA – Primeiro Tenente e assessor de meio ambiente da Base de Hidrografia da Marinha em Niterói realizou uma palestra voluntariamente no 4º Fórum Chico Mendes de Sustentabilidade com a apresentação do Case Educação Ambiental Na Base De Hidrografia Da Marinha Em Niterói – BHMN.

O Primeiro Tenente Malaguth priorizou algumas ações relacionadas a sustentabilidade que são executadas pela Marinha, mais especificamente, a Base de Hidrografia da Marinha em Niterói. Primeiramente falou sobre a conservação de energia, com algumas ações simples de educação ambiental e compras mais racionais, tiveram a redução de 10 a 11% do valor da conta de energia. O Complexo Naval da Ponta da Armação, na qual a Base está instalada possui um Sistema de Gestão Ambiental rigorosamente executado, auditado periodicamente e sistematicamente. Dentre as diversas ações na área de sustentabilidade, Malaguth destacou ações internas e com a comunidade como o Dia Mundial de Limpeza de praias com a participação dos filhos dos militares e servidores civis do CNPA; a criação de coletor de bituca de cigarro; instalação de “Ecopontos” para a coleta seletiva de material reciclável, óleo de cozinha usado, pilhas e baterias e eletroeletrônicos.

O Primeiro Tenente Malaguth destacou também que ao longos dos 10 anos de coleta seletiva na BNMN, foi encaminhada para reciclagem através das Cooperativas de Catadores, 149 toneladas de materiais recicláveis; 16.050 litros de óleo usado e 400kg de pilhas e baterias.

Certificação Qualidade Brasil – Prêmio Qualidade Brasil Em março de 2018 o Prêmio Qualidade Brasil certificador da Qualidade de Produtos e Serviços desde 1977, concedeu à BHMN em sua 40º Edição o Prêmio Qualidade Brasil. A BHMN demonstrou em sua avaliação um forte comprometimento com a gestão de qualidade através de um sistema personalizado e adaptado às suas necessidades para o atendimento aos navegantes.

Aprovada em todos os critérios na análise do TCQ (Total Control Quality) referente a qualidade dos serviços prestados e o compromisso pela excelência os Excelentíssimos Senhores Capitão de Mar e Guerra Comandante João Franswilliam Barbosa; Capitão de Mar e Guerra RM1 Nilberto Silva da Cruz; Capitão de Fragata Maxweel Denigres; Primeiro Tenente Jônathas Malaguth Costa; Capitão Tenente Francisco Solano Barbosa, Sargento Andrea Fagundes; Tenente Juliana Montesso e Servidora Civil Fernanda representando a BHMN receberam o Prêmio Qualidade Brasil 2017 – 40º Edição.

Parabenizamos a BNMN por contribuir com o nosso desenvolvimento de maneira sustentável e desejamos sucesso.

Tags: ,
WhatsApp chat