Últimas notícias do Instituto Chico Mendes

Noticias

>> Estão aberta a inscrições para o Prêmio Socioambiental Chico Mendes 2013

Clique aqui e acesse o regulamento para a inscrição.

 

>> ARTICULAÇÃO COMUNITÁRIA . FESTIVAL LUPA LUNA COMUNIDADE REGIONAIS CAJURU E BOQUEIRÃO . CURITIBA/PR

O maior festival musical do Paraná e um dos maiores do país, o Lupa Luna  é organizado pelo Grupo Paranaense de Comunicação. A cada ano, uma nova edição. Em 2010 o Instituto Chico Mendes intermediou conversas junto às comunidades de entorno do Bio Parque – local de realização dos shows, na divisa entre os Municípios de Curitiba e São José dos Pinhais.

O objetivo desta articulação foi determinar em conjunto com as comunidades carentes do entorno, quais as ações que poderiam integrar a juventude da comunidade, aproveitando toda a mobilização do grupo para a realização do festival. Definiu-se pelo apoio a duas equipes de futebol junto às lideranças comunitárias, a distribuição de brindes, uma tarde de brincadeiras e a realização de estudos para cursos de qualificação e a construção de uma cozinha comunitária.

O festival além de grande público e atrações internacionais e nacionais, visa repassar aos participantes princípios de sustentabilidade.

>> NEUTRALIZAÇÃO DAS EMISSÕES DE CARBONO DA FEIRA DO EMPREENDEDOR: SEBRAE

O SEBRAE realiza uma feira de empreendedorismo extremamente conceituada. Preocupado em estabelecer-se como uma organização atenta às questões ambientais, o SEBRAE – PR contratou uma consultoria para inventariar as emissões de carbono provenientes da realização do evento neste ano de 2011. São quantificados os materiais impressos, o consumo de energia, água e combustíveis.

Com base em cálculos definidos em tratados internacionais, o Instituto Chico Mendes promoveu a neutralização destas emissões com ações mitigadoras. A compensação se deu através do plantio e monitoramento de 500 mudas de espécies florestais nativas.  Durante a feira o Instituto em parceria com a empresa Ecoescolha manteve um painel com índices de Carbono presentes no ambiente e na área externa ao centro de convenções mostrando ao público em geral as oscilações em tempo real. Após o evento o instituto responsabilizou-se em repassar os baners produzidos para uma cooperativa de costureiras para que sejam reaproveitados e gerem trabalho e renda.  O programa PRONEC tem esta finalidade: Quantificar e neutralizar emissões de carbono.

>> PLANTIO E EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM QUATRO BARRAS/PR

Com apoio do SEBRAE e da Prefeitura Municipal de Quatro Barras, o Instituto realizou um plantio com cerca de 150 crianças da rede pública de ensino. Nesta atividade as crianças realizaram brincadeiras e dinâmicas de grupo para entenderem a necessidade de recuperação das matas ciliares. O plantio foi direcionado a recuperar a vegetação ciliar do Rio Cerrado em Quatro Barras, importante afluente do Reservatório do Irai, maior manancial de abastecimento d3e água de Curitiba e Região Metropolitana Norte.

As crianças receberam também um material para sensibilização e informação em forma de cartilha. Nela algumas espécies da flora típicas da região, e as principais maneiras para ajudarmos a cuidar do meio ambiente.

>> ELABORAÇÃO DE PLANO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E INVENTÁRIO DE EMISSÕES DO PARQUE HISTÓRICO DE CARAMBEÍ/PR

Espaço sócio-cultural projetado com a finalidade de eternizar a saga dos pioneiros holandeses, o Parque Histórico de Carambeí nasceu por força da parceria entre Associação do Parque Histórico de Carambeí e a Cooperativa Agroindustrial Batavo, contando também com a captação de recursos provenientes da Lei Brasileira de Incentivo à Cultura.  Inaugurado em 2011 o parque está instalado em um terreno de 100 mil metros quadrados, retratando temáticas ambientadas na Cultura Histórica da Imigração, no Cooperativismo, na Agroindústria, Meio Ambiente e Turismo. A Associação do Parque Histórico de Carambeí, com base em notificação Recomendatória do Ministério Público que se baseia na Lei de Resíduos que estabelece a necessidade de Elaboração de Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos aos geradores.

O Instituto Chico Mendes além de elaborar o plano responsabilizou-se por articular um convênio com a Cooperativa local de catadores e inventariar as emissões atmosféricas. Resultado: Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Inventário de Emissões, Relatórios Técnicos e Convênio entre Cooperativa e a Associação do Parque.

>> PALESTRA E DISTRIBUIÇÃO DE 1.000 CARTILHAS CHÃO DE FÁBRICA NA TOTAL QUÍMICA . TABOÃO DA SERRA/SP

Em agosto de 2011 o Instituto Chico Mendes realizou duas palestras para aproximados 300 participantes de diversos setores da Indústria Total Química. As palestras foram realizadas durante a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT e teve por finalidade demonstrar a importância da preservação do meio ambiente e da necessidade de desenvolvermos com princípios de sustentabilidade.

A empresa é uma das maiores do ramo e vem dedicando esforços contínuos para adequar-se à legislação e contribuir com a causa socioambiental além das obrigatoriedades. Ações de otimização de recursos naturais, o destino adequado de resíduos, a capacitação de colaboradores, o não teste em animais e a educação socioambiental fazem parte desta dedicação e são ferramentas que vêm sendo utilizadas.

A cartilha Chão de fábrica trás importantes conceitos de saúde e segurança do trabalho e meio ambiente. Um material personalizado que contempla um grande patrimônio das empresas, seus colaboradores.

>> CARTILHA CONSUMO CONSCIENTE: HONDA

A Honda Motors mantém uma parceria com o Instituto Chico Mendes, que tem como finalidade sensibilizar o consumidor. Longe de ser uma obrigação, a estratégia da empresa demonstra seus avanços e suas boas intenções com a questão ambiental.

Atualmente ao comprar um veículo da Honda, o consumidor recebe com o Kit do veículo uma cartilha com dicas de como economizar energia, água, papel, evitar a perda de biodiversidade, evitar emissões atmosféricas ou seja, recebe um conjunto de informações que remetem a cada cidadão a importância de uma conduta consciente em sua casa, escritório ou como consumidor de maneira geral.

A parceria chegou a gerar estudos que propunham a construção de uma Escola Parque no Município de Sumaré- SP em parceria com o Centro Cultural BUNKIO. Foi desenvolvido um projeto e a proposta tramita. Seu objetivo é construir uma escola parque que sirva de centro difusor de técnicas de sensibilização e de sustentabilidade.

>> CONSTRUÇÃO DO NEA

O Instituto Chico Mendes vem há 3 anos gerenciando recursos da Petrobrás para a concretização de um espaço indispensável à sensibilização de pessoas de todas as idades em Cubatão. O NEA – Núcleo de Educação Ambiental será um espaço público doado pela Petrobrás à comunidade de Cubatão e está sendo construído no Parque Cotia Pará. Com uma área de 500 mil m², está localizado às margens da Via Anchieta, entre os quilômetros 55 e 56, distando dois quilômetros do centro da cidade de Cubatão, o Parque Cotia Pará apresenta atrações como mini-zoológico, áreas de esporte, teleférico, áreas de lazer com quiosques e churrasqueiras, Horto Municipal e o Cristo Redentor.

Este complexo irá abrigar também um museu das águas o que irá fazer desta estrutura um importante ferramenta para se trabalhar a educação ambiental.

A obra está em sua fase final de construção!!

>> ATLAS SOCIOAMBIENTAL DE SUZANO

O Instituto Chico Mendes elaborou um Atlas Socioambiental para o Município de Suzano – SP visando resgatar uma série de informações e compilá-las em uma publicação destinada à consulta da comunidade em escolas e bibliotecas públicas.

O material não trouxe apenas informações oriunda de dados primários em forma de revista como também promoveu análises com base em pesquisas junto a fontes oficiais e as interpretou em análises multitemporais, criando assim um documento oficial revelador de avanços e retrocessos da gestão que contratou o estudo, sendo portanto um importante instrumento de planejamento e acompanhamento da implementação de políticas públicas.

Além das diversas informações específicas sobre o município, o desempenho da gestão pode ser constatado com os seguintes indicadores:

  • Educação;
  • Segurança;
  • Meio Ambiente;
  • Assistência Social;
  • Trabalho e Renda;
  • Esporte e Lazer;
  • Habitação;
  • Saúde;
  • Turismo;
  • Agricultura;e
  • Indústria. 

>> ESTUDO E PARECER TÉCNICO SOBRE A ATIVIDADE HOTELEIRA E A PRESERVAÇÃO DAS TARTARUGAS MARINHAS – BARRA DOS COQUEIROS -SE

Convidado a auxiliar tecnicamente e juridicamente em uma situação conflituosa de uso e ocupação do solo em Barra dos Coqueiros, cidade distante 20km de Aracajú, o Instituto Chico Mendes realizou uma visita técnica que culminou em um laudo técnico propositivo de soluções para compatibilizar a atividade turística e empreendimentos imobiliários, à Ecologia das Tartarugas Marinhas que utilizam as faixas de areia das orlas nas praias locais como pontos de desova para a perpetuação da espécie. O documento teve aceitação como termo de ajustamento de conduta dos empreendimentos que puderam se instalar oportunizando máximo cuidado observando as normatizações técnicas e apoiando a conservação destas espécies.

>> EXPOSIÇÃO E  EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA SIPAT DA JTEKT

A Jtekt, empresa japonesa e uma das maiores fornecedoras de barra de direção para veículos da Toyota contratou o Instituto Chico Mendes para compor o grupo de ações implementadas durante sua semana interna de prevenção de acidentes de trabalho.

Por conta dos diversos incidentes com animais perigosos no entorno da fábrica de Piraquara – PR, o Instituto Chico Mendes foi desafiado a promover a elaboração de material que não apenas descrevesse estes animais e os riscos que estes promovem à saúde humana, como também trouxesse soluções preventivas. Este material foi distribuído a todos os colaboradores da empresa durante uma visita a um stand com profissionais do Instituto Chico Mendes que expuseram alguns dos animais descritos na cartilha, taxidermizados ou in vitro.

>> PARCERIA COM A CÂMARA BRASIL PORTUGAL PELO ANO INTERNACIAL DAS FLORESTAS

O ano de 2011 foi reconhecido pela ONU como o ano internacional das florestas. Para reforçar a preocupação com a manutenção das florestas e resgatar a importância das atividades extrativistas desde a colonização do Brasil por parte de Portugal, a Câmara Brasil-Portugal realizou uma parceria junto ao Instituto Chico Mendes, com finalidade de efetuar um plantio simbólico do Pau Brasil no Jardim Botânico de Curitiba e diversos outros plantios durante o ano. As atividades tiveram também a participação da Prefeitura Municipal de Curitiba através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

>> SUMITOMO

O Banco Japonês Sumitomo Mitsui através de sua coordenadoria de sustentabilidade iniciou uma parceria com o Instituto Chico Mendes visando difundir as diversas tecnologias japonesas de energias renováveis como mini usinas hidrelétricas e diferentes equipamentos de energia eólica. A função do Instituto será de avalisar e divulgar estas novas tecnologias promovendo a inserção destes equipamentos no marcado brasileiro e contribuindo assim para a promoção de geração de energia limpa.

>> EXCURSÕES ORIENTADAS

A prática de vivência de grupos em ambientes naturais constitui-se em uma ferramenta eficaz para a sensibilização de grupos quanto a importância da proteção, conservação e recuperação do Patrimônio Natural. Assim o Instituto Chico Mendes procura desenvolver excursões com a finalidade educativa e de mobilização, buscando o envolvimento ideológico de grupos de diferentes faixas etárias.

As excursões orientadas são uma atividade permanente pois além de ser um garimpo de corações e mentes,  promovem a integração entre as pessoas possibilitando assim, trabalhar outros valores, condicionantes ao amor à natureza.

>> PROJETO PARA APOIO A POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

Consultoria voltada aos sistemas públicos utilizando da experiência de renomado quadro técnico este importante trabalho tem a finalidade de fortalecer o SUAS – Sistema de Assistência Social junto aos Municípios para que estes melhorem suas políticas públicas de Assistência Social, articulando executivo, legislativo e Judiciáio em forma de capacitação para gestores, diagnostificando potencialidades e carências, traçando planos de gestão para a melhoria na performance desta gestão local articulando-a com outras esferas do Poder Público.

>> PROJETO DE ELABORAÇÃO DO PLANO DE MANEJO  DO PARQUE ECOLÓGICO COTIA-PARÁ, MUNICÍPIO DE CUBATÃO/SP

As unidades de conservação têm um papel fundamental para garantir o equilíbrio ambiental e a manutenção dos fragmentos ecológicos remanescentes em nosso  território. Não basta criar uma unidade de conservação. Tão importante quanto criar uma UC é manejá-la adequadamente para que toda a potencialidade conservacionista seja alcançada, sem que suprima a interação natural existente entre o homem e a natureza. Preservar não é isolar completamente uma área, mas sim, garantir sua inserção no contexto social para permitir a regeneração e a conservação dos recursos naturais para a atual e futuras gerações.

Algumas destas Unidades de Conservação possuem uma característica de usos  sustentável e outras são indispensáveis para que possam assegurar a proteção plena de ecossistemas originais, importante Patrimônio Natural, garantindo assim a perpetuação de espécies da flora, fauna e fatores abióticos incidentes. Para organizar as diferentes formas de uso destas unidades, existem categorias de manejo.

Neste contexto, a elaboração de planos de manejo para Unidades de Conservação (UC), sejam elas Federais, Estaduais ou Municipais ganha importância singular, uma vez que trará diretrizes para o desenvolvimento da unidade em sua plenitude, assegurando sua adequada gestão, pois além de reunir estudos sobre a especificidade da área e seu entorno imediato, promove um zoneamento para delimitar quais área internans são intangíveis, de recuperação, ou de uso intensivo.

Este trabalho tem por objetivo elaborar os estudos necessários para o desenvolvimento de um Plano de Manejo para o Parque Ecológico Cotia Para, no Município de Cubatão, Estado de São Paulo utilizando de recursos de medida compensatória da USIMINAS.

>> Exposições e Assessoria Técnica junto à Cooperativa Castrolanda

No ano em que comemorou-se o centenário da imigração Holandesa ao Brasil, a cooperativa Castrolanda contou com uma série de estudos capitaniados pelo Instituto Chico Mendes em uma plataforma também composta pelo Centro de Tecnologia do Paraná – CITPAR e pelo Instituto Socioambiental Brasil – ISAB. Esta parceria não apenas buscou o fornecimento de tecnologias de gestão ambiental como também apoiou a captação de recursos e a difusão de novos conceitos e posturas em uma das maiores exposições agropecuárias da atividade leiteira do Brasil a Agro Leite realizada em Castro – PR.

Elizabete Ferreira Da Silva Duarte Site

Estou adorando fazer parte deste projeto, espero que meus alunos possam compreender a importancia de cuidar do MEIO AMBIENTE em que vivemos.Todas estas noticias são importante, assim podemos constatar a amplitude deste projeto e seus avanços no Brasil e em outros países.

Comentário adicionado em 16 jun ‘13 em 7:47 pm

Novo comentário