(41) 3672 3681 / (41) 3672 3106
operacional@institutochicomendes.org.br

A educação é um processo contínuo, base essencial para a interferência na mudança de condutas. Quando se promove a construção do embasamento conceitual, independentemente da faixa etária que se pretenda trabalhar, como processo concebido “sob e sobre” o cotidiano vivencial, utilizam-se diversas técnicas para que se cumpra o que se propõe. Desta forma, além da educação convencional e as práticas não formais, torna-se necessário a inclusão da educação socioambiental de maneira formal.  A justiça social e o uso racional de recursos naturais devem permear em todos os segmentos da sociedade, e ser encarados como obrigação moral inserida em um contexto elevado de respeito à vida e a cultura da paz.

 

SISPEA -  Sistema Integrado de Educação Socioambiental com Metodologia Teórica e Prática e Aplicação da Educação Socioambiental.

sispea-1Também em conformidade com Lei 9.795/99, seguindo a aplicação da Agenda XXI e os parâmetros curriculares nacionais (PCNs) o Programa promove a sensibilização e desenvolve práticas de responsabilidade socioambiental nas escolas e suas comunidades, utilizando recursos e metodologias que observam as características e costumes de cada região. É composto de capacitação de multiplicadores, material didático para alunos e professores, acompanhamento pedagógico, avaliação e emissão de relatórios.

Em sua metodologia, aplica a educação socioambiental na transversalidade sendo desenvolvida em forma de sistema onde o primeiro ano é aplicado educação ambiental nas disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia com desenvolvimento de interpretação de textos, atividades laboratoriais e dinâmicas interativas. No segundo ano são desenvolvidos projetos de educação ambiental com aplicação de práticas na escola envolvendo vários segmentos que compõem a sociedade, estimulando as políticas públicas.

Clique aqui e saiba mais sobre o programa

Gincana Socioambiental

 

gincanaA última edição da Gincana Universitária foi um sucesso!

Cinco equipes do ensino superior formadas por grupos multidisciplinares tiveram um banha de aventura, superação e solidariedade colocando o conhecimento em favor da preservação ambiental e do resgate cultural da Ilha das Peças.  localizada no Município de Guaraqueçaba, litoral norte do Estado do Paraná, com suas pequenas comunidades pesqueiras e ambiente natural com enorme potencial cênico, a ilha e sua comunidade são parte integrante do Parque Nacional do Superagüi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e um dos maiores complexos estuarinos lacunares do planeta.

Alguns dos resultados:

  • Coleta de lixo 70 sacos de 50 litros;
  • Entrega de 95 kits com 5 itens de cesta básica para moradores;
  • Palestra e aula prática com distribuição de cartilhas sobre reaproveitamento de óleo de cozinha para a fabricação de sabão (Universidade Tecnológica Federal do Paraná);
  • Palestra e elaboração de cartilha sobre propriedades fitoterápicas das plantas locais (Faculdade Espírita);
  • Palestra e distribuição de Kits de saúde bucal (Faculdade Camões);
  • Palestra e implementação de centro de triagem de resíduos sólidos recicláveis – pinturas, compra de bags, instalação de captação de água da chuva com tratamento (Faculdade Camões);
  • Palestra prática para a confecção de artesanato com materiais recicláveis (Faculdade Bagozzi);
  • Atividade de Educação Ambiental e Doação de biblioteca Itinerante (Faculdade Bagozzi);
  • Palestra sobre hostas suspensas e vermecompostagem (Pontifícia Universidade Católica do Paraná);
  • Realização de pesquisa sobre condições socioambientais da população da ilha.

O evento contou com a contribuição da associação de moradores da ilha, empresas e exército brasileiro!

Portfólio Educação Ambiental

revista-animadaRevista Animada – Chão de Fábrica

Material ilustrado com conteúdo diversificado que aborda inicialmente as questões referentes ao ambiente de trabalho com ênfase nas relações humanas e para com o meio ambiente. Indicado para ser trabalhado durante Semanas Internas de Prevenção do Acidente de Trabalho pois trata de assuntos relativos à Saúde e Segurança no Trabalho, aprofundando questões ambientais. Acompanham exercícios de fixação.

Público-Alvo: Jovens e Adultos – Trabalhadores formais e informais

Parcerias Institucionais: Empresas e Poder Público

Especificações gráficas: 36 páginas coloridas em  28×21 cm

 


Popi1Manual da Guarda Responsável – As Aventuras de
Popi

Nesta revista em quadrinhos, um Vira-latas chamado Popi, nos mostra a importância do cuidado adequado que devemos ter com animais domésticos. A mensagem a ser passada para a comunidade é que a Guarda Responsável é sinônimo de prevenção contra dezenas de enfermidades ocasionadas por zoonoses transmitidas por animais sem o tratamento adequado, tratando-se portanto de uma questão de saúde pública e educação ambiental.

Público-Alvo - comunidade em geral

Parcerias Institucionais - Prefeituras e empresas de responsabilidade socioambiental.

Especificações gráficas - 20 páginas coloridas em  20×15 cm

 

 

almanaqueAlmanaque do Consumo Consciente

Material ilustrado com conteúdo diversificado que aborda inicialmente as questões referentes ao ambiente de trabalho com ênfase nas relações humanas e para com o meio ambiente. Indicado para ser trabalhado durante Semanas Internas de Prevenção do Acidente de Trabalho pois trata de assuntos relativos à Saúde e Segurança no Trabalho, aprofundando questões ambientais.

Público – Alvo - Geral

Parcerias Institucionais - Empresas e Poder Público

Especificações gráficas - 28 páginas coloridas ou PB em  15×10 cm

 

 

CAPA-PEIXOTOCartilha Vamos Cuidar de Nossa Água

Peixoto, Piscilda e sua Turma ensinam através de versos rimados a importância em cuidar de nossos recursos hídricos. Neste material que explora o real e o imaginário as crianças aprendem  de maneira bem didática os usos múltiplos da água, os males que podem alterar sua qualidade, a relação dela com a biodiversidade e papel de cada indivíduo na manutenção de sua qualidade e disponibilidade.

Público – Alvo - Infanto-Juvenil

Parcerias Institucionais - Empresas e Poder Público

Especificações gráficas - 20 páginas coloridas em 28×21 cm

 

 

004Cartilha  – SOS – Nossos Animais Correm Perigo

Material com apelo fotográfico, esta cartilha populariza mamíferos brasileiros ameaçados de extinção através de gravuras. Nesta cartilha, além de conhecermos os animais também compreendemos a difícil situação que estes enfrentam para sobreviverem. São abordados os principais impactos sobre a biodiversidade e algumas das ações que podemos fazer para auxiliar na manutenção destas espécies.

Público – Alvo - comunidade em geral

Parcerias Institucionais - Prefeituras, Governos e empresas de responsabilidade socioambiental.

Especificações gráficas - 20 páginas coloridas em  20×15 cm

 

 

cdromAprenda Brincando 

CD ROM: Cuidar do Meio Ambiente Depende da Gente

Trata-se de um material completo para trabalhar a Educação Ambiental contando com o recurso da Informática, podendo ser aplicado na Inclusão Digital. Conta com todo o conteúdo da Cartilha liderada por Chiquinho e sua turma, além de diversos jogos interativos e sonorizados.

São 42 telas animadas e 6 jogos interativos com versão flash player.

Clique aqui para baixar o CD-ROOM.

ATENÇÃO: depois de efetuar o download dos arquivos, faça a descompactação dos arquivos, dentro da pasta descompactada clique no arquivo Starter.exe para iniciar os jogos.

 

Powered by themekiller.com