Certificação Socioambiental

Fortaleça sua marca com o Selo Verde

PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental

Selo Verde

O PROCERT - Programa de Certificação pelo Compromisso com a Responsabilidade Socioambiental é uma certificação socioambiental concedida a  instituições que buscam a sustentabilidade em todos os seus negócios e que comprovam aos seus parceiros que aplicam nas suas ações, gestão ou produtos, soluções que englobam o meio ambiental, social e econômico.

Para participar do programa a instituição passa por um processo de certificação que engloba a avaliação por meio de um questionário, estrutura documental e visita técnica in loco, que resultará em um parecer técnico final. Os critérios analisados envolvem a política de sustentabilidade implantada na instituição, a gestão social e ambiental.

Para análise dos indicadores do questionário de avaliação é levado em conta o grau de utilização dos recursos naturais – GURN e o potencial de poluição – PP, de acordo com a lei 10.165/2000 e como parâmetros dos critérios avaliativos levamos em considerações as ações sociais internas e externas, gerenciamento das questões energéticas, hídricas e de resíduos sólidos, gestão ambiental, social e de negócios, legislação, conservação da biodiversidade, entre outros.

A instituição que for aprovada em nosso PROCERT, ganham o direito a uso do Selo Verde, válido por um ano, sendo renovável após esse prazo mediante um novo processo que avaliará a instituição. A certificação e sua divulgação constituem em um importante mecanismo de interferência positiva na qualidade ambiental, no respeito à vida e na justiça social. O Parecer Técnico é o documento elaborado por profissionais com vivência nas áreas da Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Gestão Ambiental, Direito, Pedagogia, Biologia entre outras áreas que contribuem para atingimento de resultados quando o assunto é sustentabilidade.

A instituição participante, em caso de reprovação, poderá se inscrever na próxima edição do programa, passando novamente pela avaliação. Como medida de orientação, a instituição Receberá o Parecer de Adequação, onde constará quais as adequações que a instituição deverá realizar para alcançar a pontuação necessária.

Ação Social Ambiental

Produto Ecologicamente Correto
Ecoturismo Sustentável
Energias Renováveis

Produto Amigo da Natureza

Gestão Ambiental Responsável
Empreendimento Sustentável
Centros de Saúde

Vantagens

Marketing Socioambiental, através do uso do selo verde em seus produtos e/ou redes sociais, campanhas internas e externas, embalagens, material impresso, reportagens e etc,.

O selo atesta que a empresa, instituição, ação, case ou produto, vivencia os aspectos de sustentabilidade, agregando valor positivo as suas ações, marcas, produtos e serviços e sua utilização auxilia o mercado consumidor a distinguir boas práticas de responsabilidade socioambiental, sendo uma atitude consciente e de respeito à vida das gerações futuras e a preservação do meio ambiente, inclusive agregando valor junto ao mercado de exportação;

Reconhecimento pelo consumidor pelo compromisso com a sustentabilidade;

Melhoria dos processos por meio das recomendações do Parecer Técnico;

O Parecer técnico aponta a situação atual de sustentabilidade nas áreas econômica, social e ambiental, obtendo-se uma análise significativa proporcionando à empresa:

 Melhorias continuas;

 Diminuição de custos;

 Promoção do desenvolvimento humano;

 Valorização da imagem junto aos seus Stakeholders e muito mais.

As Instituições Certificadas poderão participar do Fórum Chico Mendes da Sustentabilidade, um espaço para empreendedores, gestores e empresários que se preocupam com a nossa casa comum aprofundar seus conhecimentos dentro das temáticas propostas em cada evento, com palestrantes que se destacam no setor e contribuem para a formação de uma sociedade cada vez mais sustentável.

Gestão Socioambiental na Marinha do Brasil

A Base de Hidrografia da Marinha, em Niterói RJ, atua como Organização Militar Prestadora de Serviços Especiais (OMPS-E). Mantém equipamentos eletrônicos, de comunicação e sinalização náutica ao longo da costa brasileira para a execução de reparos de 1º e 2º escalões do material técnico da linha de fornecimento da Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN), e para executar serviços de impressão e de distribuição de documentos cartográficos e de auxilia à navegação.

Technicolor - Green Factory

A Technicolor é exemplo na área Socioambiental, com o projeto denominado - Green Factory, a empresa se destaca nas ações de redução no consumo de energia, redução do uso da água e no aproveitamento dos resíduos.

 

"A Vida no Planeta Terra só terá qualidade para todos dependendo do nosso envolvimento concreto com questões ambientais, este comprometimento está assegurado na Constituição Federal artigo 225.

Por mais competentes que sejamos o que mais enriquece uma instituição é a possibilidade de planejar, coordenar e executar um trabalho em parceria. Não há nada mais gratificante do que a solidariedade e a cooperação frente as ações transformadoras da qualidade de vida da nossa população. 

Trata-se de um trabalho efetivo de responsabilidade socioambiental que ao investir nas pessoas, interfere positivamente para que tenhamos uma sociedade mais justa, humana e com qualidade ambiental. Não há nada mais gratificante que a solidariedade e a cooperação para atingirmos a sustentabilidade. 

Saudações Verdes. "

Comissão Executiva
INPRA